Soraya Brixi

Entrevista - Soraya Brixi

Designer | Ambiente: Sala de Imprensa

Há cerca de 10 anos atuando como designer, Soraya Brixi marca presença pela 5ª vez na Casa Cor 2010, em Brasília. Neste ano a participação para ela é bastante significativa, já que é o cinquentenário da capital federal, ocasião na qual ela homenageia o idealizador da cidade, Lúcio Costa, e as mulheres pioneiras da cidade.

O ambiente projetado por Soraya é a sala de imprensa. Ela o descreve como "arrojado" devido ao contraste de pisos e paredes que possuem tons neutros, com o mobiliário que é colorido.

A fim de incorporar ao seu projeto o tema "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz", Soraya apresenta novidades interessantes. Para começar, o piso, que aparenta ser de madeira é, na verdade, uma manta de PVC 67% reciclável. O armário e os móveis provêm de madeira certificada de reflorestamento e/ou reaproveitamento. As lâmpadas, por sua vez, possuem selo de eficiência energética e, para completar, as janelas Gravia de alumínio - também recicláveis - foram posicionadas de tal forma a permitir a entrada de luz e ventilação natural, "trazendo a natureza para dentro do espaço", explica a designer.

Os espaços do ambiente, bancada, área de estar e área de circulação foram divididos em setores segundo o critério de funcionalidade, facilitando a circulação das pessoas. "A setorização permite o desenvolvimento de várias atividades ao mesmo tempo, sem que uma atrapalhe o andamento da outra". Além disso, a ideia da designer era criar um espaço que remetesse à cultura e à qualidade de vida. Uma referência muito utilizada no seu projeto foi o pioneirismo das mulheres que estiveram presentes na construção de Brasília. Peças de escultoras da cidade como "A Mulher", feita com chapas de aço recortadas e soldadas, da artista Mara Nunes simbolizam a homenagem feita no espaço. As demais esculturas são da Referência Galeria de Arte. "Isso remete à ideia de que o profissional da imprensa é um dos grandes responsáveis pelo registro e divulgação de nossa história e que participa de forma significativa da formação da cultura e memória do país", ela comenta. Completam a decoração fotografias da mostra "Candangas", obra que retrata a participação das mulheres na consolidação da alma da cidade.

Sala de Imprensa

Outra homenagem especial foi prestada à pioneira Ella Tony, que participou ativamente da construção da nova capital. As fotografias utilizadas por Soraya na decoração foram cedidas pelo Memorial JK e pela família de Ella.

E as referências não param por aí. Detalhe marcante no espaço da profissional é a valorização do design brasileiro. Os móveis da Hill House e as mesas de centro "Ella", essa última assinada por Soraya, representam o design puramente brasileiro, diz a autora.

Quanto à aplicação do produto Gravia no ambiente ela destaca: "Harmonizou perfeitamente com os conceitos de modernidade e de trazer a iluminação e a ventilação para dentro do espaço, como ponto importante da qualidade de vida das pessoas. A vida ali está representada pelo Jardim vertical, que se beneficia desses elementos, possibilitada pelo o uso da esquadria da Gravia". Ela teve a inovadora ideia de usar quatro janelas Maxim-ar para compor a sala, produto que é comumente aplicado em banheiros ou áreas secundárias. Além do aspecto inovador, o objetivo foi trazer a ventilação para dentro do ambiente: "a leveza e a elegância desse produto Gravia foi o que melhor se encaixou em tal proposta", afirmou.

Completando a aplicação do Maxim-ar, Soraya usou um espelho na parede de fundo, que "duplicou" a composição das esquadrias: "isso demonstra as possibilidades do efeito estético que a estrutura inspira". Ela também contou com o apoio técnico da Gravia para a execução do projeto, o que permitiu solucionar os encaixes necessários para a montagem da peça: "o resultado foi uma superfície pura de alumínio e vidro, que como uma delicada malha conferiu ao ambiente a textura, a iluminação e a ventilação desejada, proporcionadas por materiais de alta tecnologia".

Confessando que esta foi a primeira vez que utilizou produtos Gravia em um projeto de sua autoria, fez questão de comentar a experiência, ressaltando que o apoio técnico, logística, design e qualidade de acabamento a permitiram executar a obra integralmente da mesma forma como foi projetada. "É uma parceria de sucesso onde um projeto inovador resulta na valorização de um produto que pode assim demonstrar todo o seu potencial. Isso acontece quando um bom produto encontra-se com a criatividade de um projeto inovador em suas soluções", completou a designer.