9 de abril - Dia do Aço

09/04/2010

Produzido no Brasil a partir dos anos 40, o aço é uma das principais matérias-primas da indústria mundial. Este metal, constituído basicamente por ferro e carbono, é importante elemento na fabricação de carros, aviões, navios, infraestrutura de sistemas elétricos e telefônicos e edificações diversas.

Hoje, a indústria siderúrgica brasileira é a oitava maior do mundo em produção de aço. Dados do Centro Brasileiro de Construção em Aço e do Instituto Aço Brasil apontam que 33,5% de 24 milhões de toneladas de aço consumido foram destinados à construção civil. Homogeneidade, tenacidade e resistência são características que conferem ao aço vantagem de custo no cenário construtor. O melhor desempenho de relação orçamentária aliado a outros benefícios, como liberdade no projeto arquitetônico, menor prazo de execução, alívio na carga das fundações e outros, ampliam as facilidades de uso do aço, seja na estrutura metálica, nas portas e janelas, na cobertura ou nas paredes de edificações de todos os portes.

A presença do aço em construções pode ser facilmente notada na Capital Federal. Brasília, inaugurada em abril de 1960, foi desafiadora na elaboração e execução de seu projeto. A ousadia de Niemeyer em introduzir o aço nas construções da cidade abriu caminho para a aplicação deste metal em outros projetos. Ainda em Brasília, porém um ano mais tarde (1961), os irmãos Gravia iniciavam suas primeiras atividades de serralheria, embalados pelo desenvolvimento da cidade e crescimento das construções comerciais, residenciais e outras.

Hoje, a Gravia é a maior indústria metalúrgica do centro-oeste brasileiro, produzindo em duas unidades fabris do Distrito Federal tubos, perfis, chapas dobradas e telhas metálicas de aço segundo as normas NBR, postes e braços para iluminação pública. A Gravia também industrializa, na unidade de Anápolis-GO, portas e janelas de aço e de alumínio com certificação ISO 9001. Os produtos Gravia estão presentes em inúmeras edificações civis por todo o Brasil.

Para saber mais sobre o uso do aço na construção de Brasília e em outras edificações, leia a matéria no Portal Met@lica.