Engradamento metálico para telhados: solução ecológica para sua construção

18/11/2010

Segundo matéria publicada no portal Globo Amazônia, 42% de toda madeira amazônica que chega a São Paulo são usadas como vigas, caibros e ripas para a construção de telhados. Sabendo-se que construir tendo em vista a preservação de recursos naturais é uma tendência no mundo todo, uma alternativa eficaz e ecologicamente correta para substituir a madeira é o uso do aço sob a forma de tubos e perfis no sistema de engradamento metálico.

O aço utilizado no engradamento é revestido com zinco pelo processo de galvanização tornando-se resistente à deterioração, corrosão, incêndio e inundações melhor que qualquer outro material. Outras vantagens do aço em relação à madeira incluem imunidade ao ataque de cupins, facilidade de montagem e adaptação a quaisquer projetos e tipos de telha (cerâmica, concreto, fibrocimento ou shingles). Além disso, estruturas convencionais, ao serem demolidas geram entulhos que correspondem a uma parte significativa de resíduos coletados nos aterros sanitários, coisa que não acontece em sistemas construtivos metálicos, pois o aço é 100% reciclável.

Nesse contexto, quanto maior o caráter reciclável de um material, melhor seu potencial de utilização. A Gravia fornece tubos, perfis e acessórios para estruturar telhados com melhor custo/benefício. Para saber mais sobre sobre o engradamento metálico Gravia, clique aqui.