Guia Exame - Melhores e Maiores: Gravia entre as 100 maiores do Centro-Oeste

21/07/2009

Exame Melhores e Maiores 2009
Exame Melhores e Maiores / julho 2009

Exame Melhores e Maiores 2009, 36ª edição do principal anuário econômico do país, confirmou a Gravia como maior indústria metalúrgica do Centro-Oeste e entre as 100 maiores empresas da região.

Nesta publicação, onde estão presentes as 1000 maiores empresas do Brasil, destacam-se matérias que retratam como se deu a ampliação das atividades produtivas em 2008 e seu reflexo no PIB, que ultrapassou os 5%. Mesmo com a crise econômica mundial mostrando seus efeitos danosos no último trimestre do ano passado, o que se viu em praticamente todos os segmentos de nossa economia foi crescimento. A Gravia soube aproveitar esses bons ventos para consolidar sua liderança regional no mercado de perfilados de aço e ampliar sua participação nacional no segmento de esquadrias metálicas. Este ano, o cenário que se configura não terá o mesmo brilho de 2008, mas já se mostra positivo o bastante para dissipar as nuvens mais pessimistas, levando em conta os recentes números de setores-chaves da economia nacional: automobilístico, construção civil e agroindústria. Ao que tudo indica essa retomada do crescimento econômico, ainda que numa velocidade mais comedida, aponta para uma realidade de mercado mais seletiva. De agora em diante não basta apenas ser bom de venda. O mundo pós-crise vai exigir empresas bem estruturadas, bem administradas, social e ambientalmente responsáveis.

A Gravia, consciente dessa nova realidade mercadológica não se acomodou em sua liderança regional. Ao contrário, vem ampliando os investimentos em tecnologia, logística e sobretudo na qualificação dos seus mais de 660 colaboradores. Afinal, só quem coloca as pessoas em primeiro lugar é capaz de evoluir verdadeiramente e tirar melhor proveito das oportunidades que sempre aparecem num mercado de constantes e rápidas mudanças.