Saiba mais sobre DANFE e Nota Fiscal Eletrônica

A Gravia emitirá uma nota fiscal eletrônica dos produtos que você comprar. Os dados e o código de registro desta NF na Receita Federal estarão impressos no DANFE, documento criado para acompanhar o trânsito de sua mercadoria.

Para você ficar por dentro dessa novidade, leia atentamente estas informações.

Primeiro, o que é uma NF-e?

NF-e é a Nota Fiscal Eletrônica, criada para substituir a Nota Fiscal em papel nos modelos 1 e 1A. A regra geral é que o emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-es pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, e apresentá-las à administração tributária quando solicitado.

O que é e para que serve o DANFE?

DANFE é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

  • Foi criado para acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a operação em curso (emitente, destinatário, valores etc.).
  • É um documento auxiliar para a escrituração das operações documentadas por NF-e, no caso do destinatário não ser contribuinte credenciado a emitir NF-e.
  • Possui um código contendo 44 números para acesso à NF-e via internet.

Guarde seu DANFE

Pessoa Física:
Guarde o DANFE, pois ele é o seu comprovante de recebimento de mercadoria.

Pessoa Jurídica:
Caso sua empresa ainda não seja credenciada para emissão de NF-e, deverá manter em arquivo o DANFE relativo à NF-e da operação pelo prazo decadencial estabelecido pela legislação em substituição ao arquivo eletrônico da NF-e, e apresentá-lo à administração tributária quando solicitado.

Se houver o extravio do DANFE

Basta solicitar a 2ª via na mesma loja onde realizou sua compra. Você pode consultar um vendedor, o gerente, enviar um e-mail para apoio@gravia.com.br ou ligar para o serviço de atendimento ao cliente Gravia: 0800 645 0444.