Anish Kappor é um escultor indiano/britânico que começou sua carreira na década de 1980. Ficou conhecido por seu trabalho geométrico usando materiais simples, como calcário, granito e mármore. Desde 1995, passou a usar também o aço inoxidável reflexivo. Muitas de suas obras são de grande escala, refletindo e distorcendo seus arredores, manipulando formas e espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cloud Gate é sua escultura mais conhecida. Localizada no Millennium Park, em Chicago, ela atrai a atenção e curiosidade de muitos turistas. A peça, instalada em 2006, foi inspirada no mercúrio líquido e é a maior do tipo em todo o mundo.

Mesmo que Anish Kappor seja mais conhecido nos EUA por conta de sua Cloud Gate, seu trabalho com aço e sua paixão por grandes escalas não param por aí. Que o digam outras de suas grandes peças:

Esta ampulheta de aço está localizada no Museu de Israel, em Jerusalém. A metade superior da escultura reflete o chão e o museu, enquanto a metade inferior reflete a linha do horizonte.

O espelho côncavo reflete o céu e seus arredores, fazendo a peça apresentar-se em constante movimento. A obra percorreu o mundo e foi instalada no Rockefeller Center e nos jardins de Kensington, virando o mundo de cabeça para baixo nas exposições.

Considerada uma peça extremamente ambiciosa e descrita como caótica, confusa e muito, muito grande, a escultura é uma obra de arte permanente instalada em Londres, no Queen Elizabeth Olympic Park, concebida com a colaboração do engenheiro Cecil Balmond.

Veja mais de Anish Kappor em http://anishkapoor.com/

Compartilhar