Gravia Apresenta: Sérgio Parada

02/06/2015

Ele é reconhecido internacionalmente por seus projetos aeroportuários, mas sua obra rica e criativa abrange ampla diversidade, onde o aço quase sempre desponta como principal elemento construtivo.

Sérgio Parada é um dos mais respeitados arquitetos de sua geração e aceitou o convite da Gravia para compartilhar suas experiências em uma série de entrevistas que será exibida pela rede social da empresa na internet e também em um vídeo adaptado para o formato comercial de TV.

Segundo Parada, a arquitetura é formada por um tripé conceitual, composto pela arte, pela tecnologia e pelo humanismo. Seus projetos espelham essa visão holística e multidisciplinar, evocando influências de grandes mestres como Oscar Niemeyer, Elgson Ribeiro Gomes, Luis Barragan e João Filgueiras Lima (o Lelé), mas sobretudo expressando uma personalidade autoral ímpar.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Urbanismo pela “Universidad Nacional Autónoma de México”, Sérgio Roberto Parada começou sua carreira na cidade de Curitiba. Desenvolveu projetos no escritório França e Parada Arquitetos até 1978, quando foi para Brasília atuar como responsável técnico do Departamento de Arquitetura de uma empresa de engenharia.

Fixando residência na capital federal, Sérgio atualmente coordena o Escritório de Arquitetura “Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados S/S Ltda”, criado em 1997. Durante sua vida profissional, tem participado ativamente do Instituto de Arquitetos do Brasil, hoje como membro do Conselho Superior da entidade.