10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Confira algumas inspirações para deixar a sua cozinha com mais estilo e organizada.


28 de janeiro de 2019

Seja em uma casa enorme ou um apartamento pequenininho, todo mundo sabe que a cozinha é o “coração” da casa. Parece que tudo e todos são atraídos para esse ambiente da casa, nas mais diversas situações. E, sem pestanejar, em questão de minutos familiares e convidados estão sentados à mesa, ao redor do balcão…

Ou seja, por estar sempre cheia, a cozinha pode acabar ficando um certo alvoroço. Mas essa característica, muitas vezes, se dá não porque as pessoas são bagunceiras, mas simplesmente porque ainda não encontraram a melhor maneira de organizar. Sabe? Cada coisa ter o seu lugarzinho certo?!

Em primeiro lugar é preciso pensar em praticidade e estética. Da mesma forma que você quer deixar tudo lindo, também quer fazer com que as coisas funcionem. Da melhor maneira possível, ajudando até no dia a dia.

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que é assim e não sabe ao certo como ajudar, confira essas 10 inspirações de cozinhas maravilhosamente organizadas:

COZINHA + ESTILO + ORGANIZAÇÃO

1 – Organização dentro do armário

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

A cozinha Paris foi desenhada pela arquiteta Patricia Anastassiadis, para Ornare. Apesar de marcantes, as cores são combinadas e apresentadas de maneira sutil.

Como o ocre dentro dos armários, fazendo com que a louça se torne a composição de um quadro, emoldurado pelas portas de vidro.

É importante enfatizar que nessa cozinha, cada coisa tem seu lugar. Tanto dentro dos armários quanto fora. A fluidez da bancada para a ilha, a combinação de cores, as torneiras tudo se encaixa perfeitamente.

2 – Cozinha organizada em tons claros

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Esse calmo e aconchegante retiro de inverno em Aspen foi projetado pelo escritório do designer de interiores Brad Krefman. E, claro, a cozinha não poderia ficar de fora dos ambientes que mais chamam a atenção.

Aqui, a grande “pegada” da decoração são as cores, que trazem sensação de tranquilidade e sofisticação. Os armários em madeira crua complementam as paredes brancas deslizando pelas pedras das bancadas.

Os armários suspensos são fechados com uma trama metálica, fazendo com que o ambiente tenha um toque rústico, além de deixar à vista a arrumação das louças, utensílios e acessórios.

3 – Cozinha verde e branca

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

A combinação refrescante do verde e branco é complementada pelas várias plantinhas que compõem a decoração do ambiente. Essa era a ideia de decoração de uma casa da Era Vitoriana, em Londres.

Mas foi preciso apenas uma reforma para que essa cozinha ganhasse ares contemporâneos. O mármore que cobre as superfícies e as banquetas vazadas são as principais responsáveis.

Se você gosta de verde e quer incrementar na decoração da sua cozinha, mas sem exagerar na dose, aposte em plantas!

4 – Sobriedade com um toque de cor

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

O que você pensaria logo de cara se alguém te dissesse “ah, vamos fazer uma cozinha preta e rosa?!”. Essas parecem cores muito fortes para um ambiente tão dinâmico, não?! Mas como o exemplo do espaço criado por Peter Fehrentz, essa é uma combinação que pode dar muito certo.

A inserção do pink contrapondo a seriedade composta pelo mix de texturas escuras deixa o ambiente mais alegre e cool. Apesar de não ser preta, a cristaleira em tom escuro, trazendo as louças e acessórios extremamente organizados, dá mais sofisticação ao espaço.

E aquele “ar pesado” das cores escuras [especialmente do armário] é compensado pela quantidade de luz natural que entra pela janela.

5 – Tudo à mostra

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Uma excelente opção para quem quer deixar a cozinha decorada de um jeito simples e divertido é aproveitar os próprios objetos em acessórios decorativos. A exemplo da cozinha acima, que foi construída com base no branco, do teto ao chão e do chão ao teto.

Aqui peças multicoloridas, organizadas por tons, compõem a principal decoração do ambiente. Para dar um pouco mais de descontração, papeis de parede com diferentes estampas foram aplicadas no fundo das prateleiras.

Além de poderem ser usados como referência cromática na hora de guardar as coisas.

6 – Cozinha para receber

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Como um todo, o apartamento da arquiteta Daniela Okuhara inspira harmonia, aconchego e amor. Desde o início ela e seu marido, Bruno, sabiam que a cozinha não seria apenas um ambiente funcional, mas sim o coração da casa.

E para transformar no apartamento dos sonhos, a sócia de Beatriz Ottaiano, no escritório Doob Arquitetura, encarou uma obra de quatro meses para conseguir adequar o imóvel aos desejos e necessidades da família. Claro, o ponto de partida da obra sempre foi a cozinha.

A ideia foi integrar a cozinha ao living, criando uma bancada grande para que os convidados pudessem estar em volta, transformando o ato de cozinhar em um verdadeiro evento.

Em entrevista à Casa Vogue, Daniela conta que “A decisão de roubar um pedaço da antiga área de serviços para embutir a geladeira também foi muito assertiva, pois liberou mais espaço e ainda conseguimos colocar nossa cristaleira ali”.

7 – Cozinha aconchegante

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Aconchego – e fofura?! – combina com cozinha? Claro que sim! Quem nunca contou uma história de infância passada na cozinha da vó (da mãe, da tia…)? E que tal trazer um pouco mais de modernidade para a sua cozinha, sem perder toda aquela nostalgia da infância? Como é o exemplo dessa cozinha, que agrega tendências e referências à organização da decoração.

O piso de peças hexagonais faz transição com as placas de madeira da “mini sala de jantar”, meio que delimitando o espaço. Outros detalhes são os subway tiles, na parede, dividindo espaço com os tijolinhos aparentes.

Os ganchos de parede permitem que os acessórios façam parte da decoração. A mesa com tampo de mármore foi posicionada no centro do ambiente.

A vantagem de peças redondas é que não atrapalham a circulação e são ideais para ambientes com menos espaço. Além disso, o mix de cadeiras combina com o restante da decoração e o vaso de plantas com costelas-de-adão completa o clima de aconchego.

8 – Cozinha profissional em casa

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Esse espaço monocromático traz a sensação de uma cozinha profissional, especialmente por conta da utilização do aço inox em todos os armários, incluindo utensílios e eletrodomésticos.

Por exemplo, a belíssima mesa de madeira, de 10 lugares mostra como é possível “quebrar” a seriedade do ambiente, mantendo a elegância e sofisticação.

Vale destacar que há uma única prateleira, que cria uma linha horizontal de organização, acomodando o jogo de panelas e acessórios de cozinha. Já os pendentes dourados fazem o contraponto e agregam sofisticação ao ambiente.

9 – Marcenaria de organização

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Pra começar, o pé-direito duplo já chama toda atenção necessária para um design magnífico! Bom, mas o que garante a organização de cada peça dessa cozinha – maravilhosa by the way – é a marcenaria.

Certamente, além do tamanho, as cores presentes nas portas e nichos dos armários traz a quantidade certa de modernidade e rouba toda atenção. O armário faz contraponto com a bancada branca. Mas flui lindamente com os detalhes em aço, como da escada, puxadores das portas dos armários, torneira, pia e bases das cadeiras.

10 – Cozinha retrô contemporânea

10 inspirações para uma cozinha maravilhosamente organizada

Essa cozinha com ladrilhos hidráulicos, pertence ao apartamento onde a estilista Paloma Picasso viveu no Marais, em Paris. Os designers de interiores Philippe Thelin e Thierry Gonzal usaram e abusaram das cores e formas.

O tom verde colore de forma suave a marcenaria e as paredes. Além de inspirar a padronagem do revestimento, que aparece como um painel sobre a bancada onde os utensílios estão pendurados. Aqui o reforço de organização do espaço está em cada detalhe, inclusive no piso.

E aí, gostou das nossas dicas? Visite também o nosso site e conheça todas as nossas linhas de portas e janelas. Se você quiser ficar por dentro de todas as nossas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro