Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

A idade chega de formas diferentes para cada um. Por isso, esse apartamento para idosos foi pensado para proporcionar simplicidade, praticidade e conforto.


22 de maio de 2019

Detem comNão é nenhuma novidade que, ao envelhecermos, algumas pequenas ações do dia a dia se tornam mais difíceis. O que faz com que a  construção de apartamento para idosos seja uma ideia incrivelmente necessária.

Pense bem, o simples fato de ir ao banheiro ou pegar um objeto em um armário alto, já não é tão mais simples quanto antes. Situações como subir degraus e se sentar em uma cadeira ou cama, por exemplo, pode resultar em problemas maiores, se feito de maneira inadequada.

Não apenas, junto à idade, chegam os problemas de saúde. Em sua maioria, inevitáveis pela própria condição do organismo que, cada vez mais, enfraquece. Artrite, artrose, osteoporose, mal de Parkinson, bem como os diversos problemas de visão e, até, mentais (Alzheimer), são doenças que fazem parte dessa etapa da vida.

Apartamento para idosos

Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

A arquiteta e consultora Flávia Ranieri é especialista em gerontologia. Essa especialidade é uma modalidade de pesquisa sobre os fenômenos relacionados ao envelhecimento. Dessa forma, a arquiteta do escritório paulistano Grou, criou um apartamento para idosos. De tal forma que minimize ao máximo os problemas cotidianos enfrentados pelas pessoas da terceira idade.

Chamado Estúdio da Longevidade, o apartamento de 45m² reúne soluções de projeto, equipamento, tecnologias, materiais e móveis específicos. A fim de oferecer o maior conforto e comodidade para seus futuros moradores. De tal forma que facilite a rotina daqueles que estão entrando em sua sexta década de vida. E, assim, podem se preparar com mais tranquilidade para as décadas que seguem.

É importante apontar que não se trata de uma moradia para quem apresenta necessidades especiais, nem de acessibilidade nem locomoção. No Brasil, a terceira idade é associada – por lei – às pessoas que chegam aos 60 anos. Enquanto em outros países, essa fase só começa a partir dos 65.

Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

A proposta apresentada pela arquiteta é de reunir sala, cozinha, quarto, lavanderia e banheiro. Tudo isso em uma metragem bastante enxuta. Ela destaca que: “Parece que muitas pessoas mais velhas têm procurado morar em lugares compactos. Em busca de privacidade e pouca manutenção.” Análise que explica o conceito trabalhado neste apartamento para idosos.

Confira abaixo um pouco dos detalhes pensados por Flávia, para essa proposta de apartamento para idosos:

Sala e Cozinha

Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

Aqui as prateleiras são motorizadas. Consequentemente, dispensam a necessidade de subir em escadas e banquinhos. Diminuindo consideravelmente o risco de quedas. As prateleiras sobem e descem de forma bastante suave. As louças e utensílios do dia a dia também ficam à mostra. Reunidos em prateleiras acima da pia e sem portas. Tudo pensado para simplificar o acesso e manuseio.

Quem nunca esqueceu uma chama do fogão acesa ou, sem querer, acabou se queimando? Especialmente aqueles que estão acostumados a cozinhar. De qualquer maneira, para evitar esse tipo de situação foi escolhido um cooktop de indução. Isso quer dizer que, neste apartamento para idosos, o fogão gera calor apenas nos espaços em contato com as panelas. Além disso, também possui desligamento automático.

Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

A bancada é baixa, ainda seguindo a norma NBR 9050, o tampo fica a 85cm de altura. E não tem armários embaixo. Dessa forma, uma banqueta pode ser usada na hora de lavar a louça. E, até, uma cadeira de rodas, se necessário. Ainda sobre móveis adequados, todos são baixos e apresentam cantos arredondados. Bem como o estofamento dos assentos é extra firme, detalhe que facilita o levantar. As cadeiras com braços são pelo mesmo motivo.

E como esse apartamento para idosos tem como uma de suas premissas a segurança, mais uma garantia é a trilha de luz. Ela possui sensores de movimento ao ir à cozinha ou banheiro. Os balizadores sob o guarda-roupas acendem, formando um caminho luminoso que não ofusca a visão.

Quarto e Banheiro 

Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

Pensando em mobilidade e segurança, o banheiro apresenta barras na horizontal e vertical. Para manter o visual elegante, a arquiteta preferiu modelos pretos. Além disso, o banheiro deste apartamento para idosos é bastante versátil. Por exemplo, o vaso sanitário é fixado de forma suspensa, o que dispensa o assento especial. A descarga é dotada de sensor de movimento, ou seja, aciona automaticamente após o uso.

O banquinho dentro do box é compacto e articulado. Por ser um sistema “abre e fecha”, serve tanto para sentar quanto para apoiar o pé na hora de lavá-lo. Uma das partes mais interessantes é a integração da funcionalidade à beleza estética. Apesar de tudo o que o apartamento para idosos apresenta, em momento algum abre mão da elegância. Como no próprio banheiro, que apresenta azulejos decorados e gabinete com visual retrô.

Apartamento para idosos: planejado com segurança e conforto

As gavetas alças, ao invés de puxadores, facilitam o acionamento por moradores que possuem artrite ou artrose. Além de possuírem ferragens para abrirem até o fundo. No box existem duas portas, sendo uma de correr e outra rebatível. A ideia é aproveitar as variações, como nos casos de necessidade de acesso com cadeira de rodas. Ou, até mesmo, a inclusão do vaso na área molhada.

Em todo apartamento, não existem qualquer diferença de níveis entre os pisos. No banheiro mesmo, o trilho da porta de correr fica embutido no ralo linear, ao fundo. Além disso, a cerâmica da área molhada é antiderrapante.

Outros detalhes do apartamento para idosos

Toda a parte funcional fica em um único local, numa parede-armário. Ela possui puxadores horizontais reforçados, que também servem como barras de apoio. Diversos pontos apresentam adesivos que ajudam na sinalização. Ideais para quem esquece onde ficam as coisas.

Para evitar aquele visual hospitalar, foram escolhidos materiais com cores e texturas tanto para piso quanto paredes e teto. Bem como os eletrodomésticos. Além do fogão por indução, a lava roupas é de modelo alto e com abertura frontal. O que facilita o manuseio de roupas molhadas e pesadas.

Em todo o apartamento existem tomadas elétricas. Uma específica fica para a aspiração central, fica no alto, a 1,20m do chão. Solução que dispensa o gesto de abaixar.

Bem, é notável que não se trata de um apartamento para idosos 100% adaptado. Porém, é um ambiente agradável aos olhos e à praticidade da vida cotidiana. Muitos detalhes simplificam o morar, especialmente, de pessoas idosas sozinhas. De qualquer maneira, os pequenos detalhes são um grande impulso para o mundo arquitetônico pensar, descobrir e melhorar cada vez mais na área.

E você, quais as suas ideias para um apartamento para idosos ideal? Compartilha com a gente! Ei, espera! Aproveita a visita e dá uma passeada pelo nosso site. Conheça todas as nossas linhas de portas e janelas para a sua construção.

E se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Instagram.