Casa portátil: o melhor jeito para você ter a vida de viajante que sempre sonhou

Como seria uma casa portátil ideal para você? Nessa matéria selecionamos 8 projetos que podem ser sobre rodas ou montanhas, você escolhe.


26 de setembro de 2019

Você não é um caracol, mas tem dias que dá vontade de ter uma casa portátil, né? Sair por aí, mundão afora, levando tudo o que é seu embora. A princípio, passear por mares e montanhas, sem precisar dar muita satisfação. Cansou do lugar que está? Só vai. Afinal, os exageros, excessos da vida moderna tem feito com que muitas pessoas se sintam assim.

Nesse sentido, ter qualidade de vida é primordial para boa parte da população. E, muitas vezes, isso quer dizer mudar seu estilo de levar a vida. No caso de quem decide sair por aí viajando o mundo, essa é uma realidade que reflete em desapego. Situação que pode trazer muitas vantagens.

Enfim, o fato é que a vida nômade está atraindo cada vez mais adeptos. Em um mundo multicultural, ficar parado é o maior erro que o ser humano pode cometer. Se você é uma dessas pessoas com espírito aventureiro, disposto a abrir mão de todo conforto conhecido e está bem afim de “botar o pé na estrada” continue lendo!

CASA PORTÁTIL PARA PESSOAS QUE VIVEM O MUNDO

Uma das partes mais legais de se ter uma casa portátil é que, bom, ela é portátil. 😅 Ou seja, você pode levar ela para onde quiser e se instalar. Como um acampamento, só que com muito mais conforto e com as suas coisas. E para te dar algumas ideias sobre o assunto, selecionamos essa listinha com 8 tipos de casa portátil. Confere só:

1 – Casa portátil personalizável

casa portátil

Essa é a Drop Structures. Criada por uma empresa canadense, essa pequena cabana pré-fabricada tem apenas 10m². E pode ser erguida sem necessidade de licença de construção. Além disso, se o morador quiser se mudar, pode levar ela para onde for.

casa portátil

Uma parte bem bacana dessa casa portátil é que quem encomendar uma pode personalizar alguns itens internos. A exemplo de aquecimento e ar-condicionado, fogão a lenha, armários planejados, banheiro e uma pequena cozinha.

Além disso, a casa ainda conta com uma área externa com deque anexado. O projeto foi nomeado Plug and Play, já que permite que as unidades sejam conectadas entre si, caso o morador deseje ampliar a casa em algum momento.

2 – Casa portátil completinha

casa portátil

Com o dobro do tamanho da casa anterior, essa casinha sobre rodas fabricada pela Modern Tiny Living, tem 22m². Ela possui uma parte elevada, onde ficam os sofás que se transformam em uma cama de casal.

casa portátil

Na área do sofá, os módulos embutidos servem como espaço de armazenamento. Enquanto a cozinha é bem completinha. Tem diversos armários, cooktop, forno, geladeira e máquina de lavar roupas.

A empresa, que possui sua sede em Ohio (EUA), permite que o comprador customize todo o interior da casa portátil.

3 – Casa portátil embutida

casa portátil

Essa casinha criada pelo estúdio Pin-Up Houses, possui toa sua estrutura em madeira. Os painéis garantem isolamento térmico em todas as faces. Além disso, é construída sobre um reboque, assim fica muito fácil acoplá-la ao veículo.

casa portátil

Em seu interior, cada cantinho é aproveitado. Não é à toa que em um espaço tão pequeno foi possível instalar um sofá-cama, fogão, banheiro químico e uma pequena cozinha. Também tem espaços para armazenar embutidos e algumas redes instaladas na parede e no teto, deixando o visual mais leve.

4 – Charme portátil

casa portátil

Com o propósito de saber se se adaptava a viver em um espaço consideravelmente reduzido e sem endereço fixo, Dolly Rubiano alugou uma casa sobre rodas no Airbnb. O teste deu tão certo e ela amou tanto a experiência que criou seu próprio protótipo de casinha ideal em papelão. A partir daí, encomendou uma versão em tamanho real com a empresa Designer Eco Tiny Homes.

casa portátil

A casinha tem 25m² com absolutamente tudo o que Dolly precisa para viver. Inclusive, a cozinha é o espaço favorito da moradora, além de ser muito bem equipada. Outro destaque é a decoração. Tudo organizadinho e com um toque de charme em cada cantinho.

5 – Sustentabilidade é a onda do momento

casa portátil

Deste momento e dos próximos, prováveis, centenários. Esse exemplo de casa portátil foi criado pela marca Dunkin’ Donuts em parceria com a New Frontier Tiny Homes. É uma casinha sobre rodas que tem como alimentação um biocombustível extraído do café usado nas redes da loja.

Foram pouco mais de três meses para a casinha ser construída e tem o exterior revestido de madeira e painéis de aço corten fosco.

Seus móveis são multifuncionais, existe uma cozinha gourmet, sala de estar e piso de madeira. No tamanho certinho para duas pessoas. Se ela te interessou, fica sabendo que está disponível para locação no Airbnb, maaaassss só lá nos EUA (pelo menos por enquanto).

6 – Curvas de aconchego

casa portátil

Steve Areen é um arquiteto que viaja pela Austrália em busca de aventuras. E para simplificar um pouco sua estadia pelos lugares que passa, criou uma casa sobre rodas bem aconchegante.

O principal material usado é madeira proveniente de um moinho desativado. Areen precisou trabalhar o material antes da construção para que ele se transformasse em pranchas novamente.

casa portátil

A casa portátil tem formato arredondado com aberturas de vidro que permitem a Steve apreciar o céu de onde estiver. Os pequenos círculos ao redor da janela também servem como espaço de armazenamento para os equipamentos do arquiteto.

7 – Reciclar é bom pra todo mundo

casa portátil

Martín Marro é o arquiteto responsável por criar essa casa portátil. Uma casa-cápsula em um tanque de gasolina desativado na Argentina. Nomeada Bunker, a ideia de Marro era criar o melhor alojamento possível em um lugar compacto e que pudesse ser transportado para outros lugares.

Dentro da casinha existem espaço para dormir e prateleiras. O projeto já foi exposto em algumas feiras de arte e, ainda, é considerado apenas um protótipo.

8 – Casa portátil futurista

casa portátil

Essa casinha de formato oval se chama Ecocapsule e se trata de uma habitação móvel de baixo gasto energético. O projeto foi criado pelo estúdio de design Nice & Wise. Atualmente ela está à venda pela internet, na Europa e nos Estados Unidos.

Seu espaço interno abriga dois adultos confortavelmente. Ela possui um banheiro químico separado, chuveiro quente e uma cama dobrável. Além disso, tem espaço para armazenamento de equipamentos esportivos ou de pesquisa.

E aí, curtiu essas ideias de casa portátil? Compartilha com a gente! Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para falar com a gente também!

Ah, e se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, é só preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Aproveita esse tempinho e segue a nossa página no Facebook e Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro