Conceito aberto: dicas de como ter a amplitude dos seus sonhos

Conheça alguns métodos e dicas para ter aquele conceito aberto que você tanto quer em casa, sem sofrimento!


14 de novembro de 2018

Funciona assim: cada 4 em 5 pessoas – atualmente – tem o grande sonho de ter uma casa em conceito aberto. Que, por sua vez, tem sido a maior tendência em decoração e ambientação dos últimos anos. Prova disso são os programas de reforma e decoração que tanto vemos por aí!

Além disso, o conceito aberto é uma excelente maneira de deixar os ambientes maiores. Pelo menos, com essa sensação. Trazendo mais conforto e “respiro” para quem mora e para quem visita.

Independentemente do tamanho da sua casa ou apartamento, se você quer transformar um ambiente em conceito aberto, vem com a gente!

Delimitar e integrar espaços para obter conceito aberto

Regrinha básica! Olhando fotos e falar sobre delimitação e integração de espaços parece fácil fazer. Mas a coisa não funciona bem por aí. Por exemplo, para não errar na delimitação dos espaços, utilize coringas. Eles podem ser representados por móveis e elementos de marcenaria. Como uma estante vazada, um pequeno aparador ou mesmo um balcão de refeição.

Os espelhos também são excelentes na hora de criar a sensação de profundidade. Gerando amplitude e integração dos cômodos como um todo. Uma ideia bem legal é, caso tenha uma parede comum nos dois espaços, use a mesma cor ou revestimento para dar um ar de “uma coisa só”.

Mesmo estilo de decoração para diferentes ambientes

Um dos maiores erros na hora de decorar ambientes integrados é mudar – radicalmente – o estilo. No caso de conceito amplo é importantíssimo se atentar para a fluidez. Ou seja, quando você olha e tudo parece estar no lugar certo. Sabe?

Claro que não dá para ser igual dos ‘dois lados’, mas é importante conseguir fazer com que elas combinem. Tenha em mente sempre a seguinte palavra: harmonia! Para que isso aconteça, aposte nos mesmos tons de marcenaria dos móveis, por exemplo. Assim você cria espaços integrados.

Pequenos móveis ou objetos decorativos com diferentes cores podem ser pontos de destaque. Assim, marcam os dois ambientes.

Detalhes de transformação

Se você tem ambientes convencionais e quer transformá-los em um conceito aberto, é preciso ficar atento! Nos casos de pessoas que já moram em lofts ou estão construindo uma casa e desejam o conceito aberto, é muito mais simples.

Agora, se você quer fazer uma reforma específica para isso, alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Em primeiro lugar, ambientes integrados são extremamente práticos para o dia-a-dia. O problema é, se você gosta de uma decoração mais clássica, esse não é o modelo de ambientação mais indicado.

Tá convencido de que quer um conceito aberto? Vai com tudo! Mas preste muita atenção para não acertar nenhuma viga de sustentação para a casa ou o prédio todo. Da mesma forma, observe se não há canos ou fiação.

Lembrando que o ideal é, sempre, sempre, contratar um especialista para fazer essas mudanças. Assim você evita futuras dores de cabeça.

Então, gostou das nossas dicas? Visite também o nosso site e conheça todas as nossas linhas de portas e janelas. Se você quiser ficar por dentro de todas as nossas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro