Tendências da construção civil para 2019

A tecnologia está de mãos dadas com a construção civil. Quer saber quais são as principais promessas tecnológicas para este ano de 2019?! Vem ver!


06 de fevereiro de 2019

Construtoras e incorporadoras procuram cada vez mais por processos ágeis, limos e funcionais. Assim como a sociedade evolui para uma mentalidade greenfrendly e modernamente tecnológica. E, é claro, uma coisa leva a outra. As tendências da construção civil, a cada ano, se pautam progressivamente na necessidade de inovação e implementação de novas tecnologias.

Tanto no que se refere ao desenvolvimento de um projeto quanto na construção propriamente dita. Por exemplo, são utilizados diversos processos tecnológicos, que facilitam o desenvolvimento deste setor, em uma escala nacional.

Sendo assim, um canteiro [de obras] tecnológico e automatizado é uma das maiores promessas dentro das tendências da construção civil. Responsável por reunir diversas tecnologias como Building Information Modeling (BIM), realidade aumentada, impressão 3D e tantas outras. Sempre com o objetivo de obter resultados melhores e mais precisos na entrega final de um projeto.

TENDÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA 2019 

1 – Impressão 3D

Tendências da construção civil para 2019 

Há pouco tempo, a impressão 3D era uma tecnologia utilizada para a criação de modelos plásticos básicos. Atualmente, suas aplicações incluem construções de casa de concreto na China.

Então, não é à toa que gerentes de construções estão explorando cada vez mais essa opção. Levando em consideração a concorrência acirrada e a redução das margens de lucro, que forçam as inovações na construção civil.

2 – Uso de drones

Tendências da construção civil para 2019

Talvez, há menos tempo ainda, os drones – considerados como meros brinquedos – agora estão sendo utilizados para pesquisas de áreas remotas. Geralmente em regiões para projetos de construção civil e outras coisas mais.

Isso porque os drones permitem aos gestores de obras pesquisas mais eficientes em áreas que são de difícil pesquisa a pé. Especialmente por seu tamanho ou acessibilidade.

3 – Estruturas pré-fabricadas

Tendências da construção civil para 2019

Para este ano, espera-se que as construções de casas modulares e pré-fabricadas cresçam e tragam ainda mais benefícios. Esse tipo de construção civil percorreu um longo caminho nos últimos anos e não se limita a “apenas mais um simples projeto”.

Arquitetos famosos estão se envolvendo e desenvolvendo negócios com a pré-fabricação e construção modular. Assim como a utilização das impressões 3D, esse tipo de estrutura pode ajudar gerentes de construção a encararem margens de lucro decrescente e a buscarem maneiras inovadoras de diminuir os custos da construção.

4 – Projetos Verdes

Tendências da construção civil para 2019

Quem é que não gosta de morar em uma cidade bonita, bem arborizada, com muitos verdinhos e coloridos?! Então, a ideia aqui é justamente essa! Essa é uma tendência que vem conquistando seu espaço devagarzinho no mundo da construção civil. Mas que não parece ir embora tão cedo.

A ideia de sustentabilidade ambiental se tornou um tema de extrema importância, especialmente nessa área. Neste ano, a promessa é de que projetos e construções com foco em benefícios ecológicos continuem a crescer. Claro, trazendo consequências como maior ênfase nos benefícios financeiros.

5 – Internet das Coisas

Tendências da construção civil para 2019

Na mesma linha, conhecida como IoT, a Internet of Things, reúne diversos aspectos da tecnologia aplicada à construção civil. Incluindo o rastreamento de equipamentos e funcionários, tecnologias vestíveis e diversas outras informações coletadas no local de trabalho.

A IoT vem como uma alternativa para a redução de custos e melhoria na eficiência. Grandes empresários do ramo estão se voltando para opções como a IoT para melhor desempenho em seus canteiros de obras.

Um bom exemplo de IoT são as tecnologias vestíveis, que podem rastrear os trabalhadores nas obras, garantindo que eles estejam protegidos contra acidentes. O mesmo acontece com o uso de sensores nos equipamentos para o monitoramento de máquinas e sua funcionalidade.

A ideia aqui é combinar a IoT com o Business Intelligence, ou seja, com o uso de dados para melhoria na tomada de decisões. Dessa forma, a coleta de dados é realizada por uma central. Nela os gestores poderão acompanhar tudo em tempo real e tomar as devidas decisões com base nas informações.

6 – Segurança mais segura

Tendências da construção civil para 2019

A indústria da construção civil, por mais tecnológica que seja, continua sendo um perigoso local de trabalho. A boa notícia é que as tecnologias vêm se desenvolvendo cada vez mais, fazendo com que os canteiros de obras deixem de ser obsoletos.

Uma série de conceitos inovadores estão sendo aplicados, dando aos gerentes de construções novas e interessantes formas de mitigar os riscos de segurança no local de trabalho.

Por exemplo, os simuladores de realidade virtual, que podem ajudar os trabalhadores a obter o treinamento completo que precisam antes de manusear pesados e perigosos equipamentos.

Assim como os drones, que também podem ser usados para transformar os locais de trabalho mais seguros. A partir da realização de inspeções e mantendo os trabalhadores fora de áreas de difícil acesso.

Já existem opções de software com foco em segurança, como aplicativos dedicados a realização de inspeções de locais e auditorias de segurança. Fazendo a detecção de possíveis quedas e enviando alertas para contatos de emergência.

7 – BIM

Tendências da construção civil para 2019

Falando um pouco mais sobre o uso da tecnologia BIM [Building Information Modeling], a promessa é que em 2019, mais empresas de software produzirão suas próprias opções de gerenciamento de construção.

Certamente, busca atender à crescente necessidade dos gestores que pretendem organizar melhor seus projetos através da tecnologia.

E aí, gostou? Visite também o nosso site e conheça todas as nossas linhas de portas e janelas para a sua construção. Se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro