Construção para clima árido é especialmente pensado para Universidade no Ceará

Investir em uma construção para clima árido é investir na qualidade de vida dos moradores de uma determinada região. E foi pensando no bem-estar de alunos, professores e servidores que essa universidade inovou!


12 de setembro de 2019

Um dos maiores desafios de uma construção para clima árido é fazer com que o calor atrapalhe o mínimo possível a rotina. Esse foi um desafio aceito e vencido pela equipe responsável pela construção do novo prédio do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Crateús.

Certamente, o prédio é um verdadeiro bloco de concreto todo branco do lado de fora. A cor faz com que os raios solares sejam refletidos ao invés de absorvidos. Assim o calor não penetra com tanta intensidade. Uma das maiores vantagens da construção para clima árido.

O design também conta com grandes brises na fachada, marcando o novo edifício do campus da UFC. Desse modo apresenta soluções pensadas estrategicamente na construção para clima árido, como é o caso da região. Com efeito, faz com que o prédio se mantenha sempre fresco e bem ventilado.

CONSTRUÇÃO PARA CLIMA ÁRIDO NO CEARÁ

construção para clima árido

Imagem: Igor Ribeiro

A Rede Arquitetos e Croquis Projetos foram os responsáveis pela criação do projeto. Sob a coordenação geral de Neudson Braga, é a segunda parte construída do conjunto previsto pelo plano diretor da universidade. Por certo, se trata também, de uma sequência do bloco administrativo que é pórtico de entrada do campus.

A divisão do prédio foi feita principalmente da seguinte forma: são duas partes bem definidas e complementares. Um módulo educacional, que tem seu programa voltado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. E o outro módulo, de convivência, destinado à confraternização e serviços complementares para alunos, professores e servidores.

construção para clima árido

Imagem: Igor Ribeiro

A construção para clima árido possui uma coluna central que permite aos transeuntes irem e virem sem precisarem sair do prédio. O espaço livre de colunas foi criado a partir de treliças de aço leves entre cada metade da construção.

Em um descritivo sobre o projeto, a equipe afirma que “A estrutura das asas é de concreto armado e de aço na cobertura do vazio central e do módulo de convivência, sem pilares interrompendo a rota interna”.

construção para clima árido

Imagem: Igor Ribeiro

Os espaços internos

Como parte da construção para clima árido, as salas de aula e outros espaços ficam recuados da borda do prédio. Essa é uma tática que ajuda a evitar o ofuscamento e superaquecimento em seu interior.

As áreas que possuem janelas diretamente para o exterior tiveram suas aberturas limitadas. Assim, os arquitetos criaram pequenas frestas perfuradas em vez de grandes extensões de vidro.

construção para clima árido

Imagem: Igor Ribeiro

A matéria prima desta construção para clima árido é o concreto branco. Ele fica exposto na maioria dos espaços. Assim como o mobiliário que é simples e funcional, espalhado por todos os cantos do edifício. Completados ainda por pequenos jardins, que trazem cor e vida aos ambientes fechados.

construção para clima árido

Imagem: Igor Ribeiro

construção para clima árido

Imagem: Igor Ribeiro

E aí, curtiu essas ideias de construção para clima árido? Compartilha com a gente! Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para falar com a gente também!

Ah, e se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, é só preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Aproveita esse tempinho e segue a nossa página no Facebook e Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro