Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Quer dormir e um ambiente mais tranquilo para repor as energias e ter uma sala que inspire criatividade? Descubra a cor ideal para cada cômodo


24 de abril de 2019

Já ouviu falar em psicologia das cores? Se trata de um estudo que mostra a maneira como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. Ela vai nos ajudar um pouquinho a te mostrar como integrar a cor ideal ao seu ambiente, de acordo com o que você mais deseja e precisa.

É comum observarmos a influência das cores na publicidade, decoração de casas e escritórios, na moda… mas sabia que os primeiros estudos sobre o assunto começaram no século 15? Por volta de 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, se separava em diversas cores. Mais tarde se descobriu que a mistura das cores primárias origina outros tons. Como o amarelo, que é a mistura do vermelho e verde.

Apesar de Newton ter feito essa descoberta, quem criou a Teoria da Cor, foi Johann Wolfgang Von Goethe. O alemão afirmou que a cor não depende apenas da luz e do ambiente, mas, também, da percepção que temos sobre um objeto. Isso quer dizer que a identificação dos tons é subjetiva. Porém, os efeitos das cores são universais.

Cores quentes: a exemplo do vermelho, amarelo e laranja, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes.

Cores frias: a exemplo do azul, roxo e verde, as cores frias são calmantes, suaves e estáticas.

Quando falamos em design, as cores são fundamentais para a composição de um layout e, caso sejam bem aplicadas, se tornam um atrativo, proporcionando maior eficácia ao produto. Devemos ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação. O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, enriquecendo ainda mais as peças de comunicação.

A COR IDEAL NO DESIGN

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

As cores são capazes de estimular fisiologicamente e psicologicamente um usuário do ambiente. Se trata de um importante elemento na concepção espacial do projeto de ambientação. Porque, visualmente, pode alterar as dimensões e formas do espaço. Ressaltando ou disfarçando imperfeições arquitetônicas.

Além disso, a iluminação é um elemento componente das cores. Isso acontece porque a incidência da luz altera as cores. É fácil observar que ao longo do dia as cores são vistas e sentidas de maneiras diferentes. Esse “fenômeno” é explicado pela tonalidade, quantidade e tipo de luz que incide sobre a cor.

O MUNDO É COLORIDO

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Mesmo que você não perceba, estamos cercados por cores. A todo momento, o tempo inteiro. Quando se fala em design de interiores, decoração, o uso das cores possui um papel fundamental na mensagem e sensação que desejamos. Eva Heller é uma psicóloga, socióloga e terapeuta alemã que lançou o livro: A Psicologia das Cores – Como as cores afetam a razão e a emoção (2012).

Heller realizou um estudo com mais de 2 mil pessoas, de diferentes classes sociais, culturas e profissões. Os resultados mostraram que cores e sentimentos não se combinam ao acaso e nem se tratam de uma questão de gosto pessoal. Na verdade, estão mais ligadas às vivências comuns que, desde a infância, são enraizadas em nossa linguagem e o registro fica marcado na nossa memória.

Dessa maneira, ao se pensar na cor ideal para um ambiente, é preciso entender seu uso como um importante elemento na concepção espacial do mesmo. Afinal de contas, como já dissemos, a cor é capaz de alterar visualmente as formas e dimensões de um espaço.

COR IDEAL: O SIGNIFICADO DAS CORES

Como deu para perceber, as cores influenciam em nossos sentimentos e humor. Por isso, na hora de escolher a cor ideal para o seu ambiente é importante saber, não apenas o que elas representam, mas, também, quais as sensações que elas inspiram.

Azul

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Confiança e responsabilidade. Sabedoria, inteligência e fé. Fisiologicamente, o azul tem efeito calmante. Suprime o apetite. É ideal para ambientes de trabalho e salas de reunião, especialmente porque ajuda na comunicação e na fala.

É a cor ideal para quartos e locais de descanso. Também muito utilizado em áreas ao lado de outras cores. Tons de azul mais escuros são aconselháveis para espaços mais formais, a exemplo dos escritórios.

Vermelho

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

A cor que vai do amor ao ódio. Da felicidade ao perigo. É emocionalmente intensa. Fisiologicamente, aumenta o metabolismo, a taxa de respiração e a pressão arterial. Símbolo de coragem, força, paixão, energia, desejo, ação. Em culturas orientais, como China e Índia é considerada cor de sorte e pureza.

É a cor ideal para salas de estar e jantar. É uma cor que provoca agitação e estimula o apetite. Também muito usada em restaurantes.

Amarelo

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Contraditória que só ela, o amarelo é diversão, energia, criatividade, felicidade, prosperidade e riqueza. Fisiologicamente, estimula o raciocínio lógico e auxilia na tomada de decisão. Entre seus aspectos negativos, o amarelo é fraqueza, loucura, ciúme e traição. Quando é usado em excesso, pode causar perturbação e provocar doenças: ansiedade, nervosismo e estresse.

É a cor ideal para sala de estar e jantar, especialmente quando harmonizada com uma boa iluminação, deixando o ambiente muito mais moderno e estiloso.

Laranja

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Exótica e penetrante. É uma cor que representa determinação, atração, sucesso, entusiasmo, criatividade, um verdadeiro convite à comunicação. Fisiologicamente, aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro, estimula a atividade mental e o apetite.

É muito comum ver restaurantes usando variações de laranja, como: damasco, pêssego e terracota – promovendo interação social e subjetivamente aumentando o apetite dos consumidores. Cor ideal para lugares de descontração, estimulando a criatividade e auxiliando no processo de novas ideias.

Lilás, roxo e violeta

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

São cores que vão do púrpura do poder à cor da teologia, da magia, sensibilidade, espiritualidade, bom gosto e sofisticação. Ajudam a desenvolver a percepção, mas desencoraja o trabalho físico.

Fisiologicamente falando, traz sensação de tranquilidade e relaxamento para o sistema nervoso, acalma o coração, purifica o sangue e regulação hormonal. É muito indicada para escritórios e salas de estudos, já que estimula o lado intuitivo. Em tons claros, é a cor ideal para quartos de criança, já que ajudam a desenvolver o lado artístico e criativo.

Branco

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Cor da inocência, do bem e dos espíritos. O branco é comumente associado à pureza, à luz, paz e sabedoria, higiene e limpeza. Porém, o excesso de branco pode causar sentimento de vazio e isolamento. De maneira fisiológica, o branco transmite calma e simplicidade. Também traz a sensação de segurança e eficácia.

É a cor ideal para salas de estar, jantar, cozinha, bibliotecas e escritórios. Contrasta com tons neutros e clássicos. Deixa o local despojado e, ao mesmo tempo, sofisticado.

Preto

Qual a cor ideal para o seu ambiente? Conheça o significado das cores

Poder, luxo, violência, morte, modernidade, sofisticação, elegância, solidão. A cor preta pode causar felicidade, mas também estranheza. Depende da quantidade. Seu uso excessivo pode criar um ambiente negativo, influindo alterações de humor e depressão.

O preto cria sensação de perspectiva e profundidade, quando inserido no fundo de uma parede diminui sua área útil. Quando usado em molduras de quadros, galerias, lojas de arte e afins, faz com que as outras cores se destaquem.

É a cor ideal para salas de estar, jantar, cozinha, bibliotecas e escritórios. Porém, precisa contrastar com outros tons, neutros e clássicos, para deixar o ambiente despojado e, ao mesmo tempo, sofisticado.

Se você gostou dessa matéria, confira também: Ideias para decorar a casa em 2019 e Marie Kondo: 6 dicas para você manter a ordem em casa. Aproveite a visita e dê uma passeada pelo nosso site. Conheça todas as nossas linhas de portas e janelas para a sua construção.  E se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro