Marie Kondo: 6 dicas para você manter a ordem em casa

O método #KonMari, criado por Marie Kondo, não é apenas para arrumar objetos, mas para deixar sua casa e vida em ordem. Dá uma olhadinha nessas dicas, vai que dá certo! 😉


20 de março de 2019

Se você ainda não conhece, Marie Kondo é uma especialista japonesa em organização pessoal. Além de empresária e escritora. Marie conquistou mesmo o público por causa de sua série – Ordem na Casa com Marie Kondo – lançada na Netflix o dia 01 de janeiro deste ano. Mas sua história tem uma trajetória bem mais longa.

Em primeiro lugar, Marie Kondo escreveu quatro livros sobre organização pessoal. Já vendeu milhões de cópias em todo o mundo. Traduzidas do japonês para mais de 40 idiomas, entre eles: coreano, chinês, indonésio, alemão, sueco, português, espanhol, francês e inglês. A obra The Life-Changing Magic of Tidying Up (2011) foi publicado em mais de 30 países. E se tornou um best-seller no Japão e na Europa.

Mais? Tem sim. A revista Times incluiu Marie Kondo na lista de cem pessoas mais influentes do planeta. Pouca coisa, né?! No Brasil foram lançados dois de seus livros, sendo eles: A Mágica da Assumação e Isso Me Traz Alegria.

KonMari – O método de Marie Kondo

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

O método de Marie Kondo é conhecido como #KonMari. E consiste em reunir todos os seus pertences, reuni-los em categorias e manter apenas as coisas que despertam em você o tokimeku – ときめく, palavra que significa “palpitar” – ou seja, te trazem alegria. Além de escolher um local adequado para cada um dos itens que serão mantidos.

De acordo com Marie Kondo, seu método é parcialmente inspirado pela religião xintoísta. Da mesma forma, limpar e organizar os objetos de maneira correta pode ser uma prática espiritual no xintoísmo. Que se preocupa com a energia ou espírito divino das coisas (kami) e o caminho certo para viver (kannagara).

Atrair o que você tem; tratar os objetos que você possui como não descartáveis, mas valiosos, não importando o seu valor monetário real; e criar exibições para que você possa valorizar cada objeto individual são essencialmente modos xintoístas de viver. – Diz Marie Kondo ao Huffington Post.

Vida organizada e mente limpa

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Em seu livro A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida, Marie Kondo explica que não é tão difícil manter nossa vida organizada. Em outras palavras, o método KonMari quebra diversos padrões consolidados no universo da organização.

Na obra em questão, ela conta sua história com a organização e sua experiência na área. Claro, explicando os fundamentos e como seu método funciona. Mas, mais que isso, Marie Kondo mostra o quanto nossa casa e nosso estado de espírito estão diretamente conectados. E como um influencia o outro mutuamente.

Consequentemente, podemos entender que é preciso cuidar de nossa mente, espírito e ambiente no qual vivemos. Para tudo isso, Marie Kondo nos dá algumas dicas simples de organização. Que são baseadas em conceitos singelos de descartar e guardar.

1 – Arrume categorias, não cômodos

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Indo absolutamente contra tudo o que você aprendeu na vida, a especialista diz que não devemos arrumar um cômodo por vez. Em primeiro lugar, precisamos separar nossos objetos por categorias. Isso porque não concentramos categorias de coisas em um único lugar da casa.

Por exemplo, você tem roupas espalhadas pela casa. Elas estão no guarda-roupas, banheiro, lavandeira… Por isso, na hora de arrumar é preciso seguir os critérios de categorias. Pegue todos [todos mesmo!] itens de uma categoria [como as próprias roupas] e junte tudo em um lugar só.

Então, de frente para aquela pilha de objetos você fará a arrumação. O momento de descartar e guardar. Outra dica é dividir as categorias e realizar a organização na ordem certa. Marie Kondo aconselha a seguinte ordem: 1) roupas; 2) livros; 3) papelada; 4) itens variados; 5) artigos de valor sentimental.

2 – Esse momento é seu

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Arrumar a casa pelo sentimento de obrigação é o que mais vivemos. Ter em mente que você realmente merece viver em um ambiente agradável é determinante para o seu bem-estar interno.

Sabendo disso, Marie Kondo aconselha realizar o processo de organização com calma, tempo e boa vontade. Livre de distrações, a ideia é tirar um dia inteiro para fazer isso. Comece logo cedo. Filtre o que te faz e o que não te faz feliz sozinho.

Além de conseguir arrumar a casa, você será capaz de conhecer mais sobre si mesmo e identificar sua atual situação de vida. A partir daí você vai conseguir entender o que precisa mudar ou manter as coisas do jeito que estão.

3 – Tenha objetivo

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Pode parecer loucura, mas o que Marie Kondo nos apresenta é um olhar diferente sobre o conceito de organização. Para ela, se trata de uma ferramenta com um objetivo maior: adotar um novo estilo de vida.

O exercício da arrumação não é simplesmente para deixar as coisas em ordem. A ideia é que você tenha a oportunidade de se conhecer, definir suas necessidades, desvincular do passado com gratidão e viver rodeado apenas daquilo que te faz feliz.

Por isso, Marie Kondo aconselha ter um objetivo bem definido. Assim, todas as etapas serão mais fáceis [ou menos difíceis] de serem cumpridas, diminuindo as chances de você sofrer um efeito ricochete.

Visualize o que você deseja e se pergunte “Por que quero organizar minha casa?”.  Tenha em mente que respostas vagas são um meio de auto sabotagem, por isso dê para si mesmo respostas concretas.

4 – Escolha o que te faz feliz

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Com seu objetivo bem definido é hora de dar o próximo passo. Marie Kondo conta que costumamos acumular muitas coisas. E quando arrumamos as tiramos do nosso campo de visão. O que nos dá a sensação de que a bagunça foi eliminada. Mas, na verdade, ela está apenas disfarçada.

Então, para evitar que a bagunça volte à tona, o que você precisa fazer é uma organização – verdadeira – e completa. Seguindo a ordem do descartar e guardar. Existem alguns conselhos específicos para cada categoria. Mas a principal delas é segurar cada objeto nas mãos e se perguntar: “Isso me traz alegria?”

Quando guardamos apenas objetos que nos trazem bons sentimentos, é mais fácil deixá-los em ordem. Mantendo a casa organizada e o coração tranquilo.

Marie Kondo explica em seu livro que:

Quando reduz o volume de pertences a uma quantidade com a qual consiga lidar, você revitaliza sua relação com cada um deles. Jogar algo fora não é abrir mão das experiências vividas ou de sua identidade. Por meio do processo de escolher somente aquilo que lhe dá alegria você consegue definir com precisão seus gostos e suas necessidades.

5 – Cada coisa tem seu lugar

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Só depois que você terminar de descartar aquilo que você não quer mais [ou que não te faz feliz] é que você irá guardar os objetos. Marie Kondo explica qual a melhor forma de armazenar cada objeto, de cada categoria. Mas o principal é definir o lugar onde casa uma dessas coisas vai “morar”. Assim você e o objeto vão saber que aquele ali é o lugar de cada um.

A especialista em organização ainda quebra o conceito de colocar em cabides o maior número de roupas possível. Para ela, o ideal é deixar nos cabides apenas as peças que ficam mais felizes penduradas. Além disso, deve encontrar o jeito que cada uma das peças gosta de ser dobrada. Mas isso tem um porque: dessa forma energizamos e devolvemos a alegria que elas nos trazem.

Por exemplo, ao dobrar as roupas o conceito principal é que elas adquiram a forma de um retângulo simples, fazendo com que elas parem “em pé”. Dessa forma elas podem ser posicionadas lado a lado e você terá uma visão completa de tudo o que tem ao abrir uma gaveta ou olhar para uma prateleira.

Da mesma forma, os livros seguem a mesma regrinha [bem, não dobrar, claro]. Posicione-os na vertical, sem empilhar. Os papeis devem ser colocados em uma pasta, também na vertical, ou separados por abas plásticas. Itens diversos, como CD’s, maquiagem, equipamentos eletrônicos, etc., também devem ter um local definido.

6 – Tirou do lugar, devolva

6 dicas de Marie Kondo para você manter a ordem em casa

Resumindo, disciplina é tudo! Por isso, depois de organizar toda a casa, cada categoria, cada objeto, ter descartado o que não traz felicidade e manter apenas aquilo que te faz feliz, lembre-se: tirou, devolve.

Você teve um grande trabalho ao separar cada coisa, encontrar um lugar especial para cada coisa, custa nada se dedicar a manter a ordem.

Ainda que não tomemos consciência disso, nossos pertences trabalham duro por nós, desempenhando seus respectivos papéis todos os dias para nos ajudar. Da mesma forma que gostamos de chegar em casa e relaxar, nossas coisas suspiram de alívio ao voltar para o lugar a que pertencem. Dá para notar a diferença: quando tratamos nossos pertences com gratidão, eles duram mais e se tornam mais vibrantes. – Marie Kondo em: A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.

E aí, do que você mais gostou? Aproveite a visita e dê uma passeada pelo nosso site. Conheça todas as nossas linhas de portas e janelas para a sua construção.  E se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro