Um estilo de decoração descontraído e aconchegante, a parede de tijolinho conquistou o mundo com todo seu charme, e agora vai conquistar a sua casa também!
O estilo novaiorquino sempre esteve entre as principais tendências de decoração de interiores. É considerado um dos mais inspiradores, assim como a moda francesa é para o mundo fashion no restante do mundo. E é claro que toda essa urbanidade não poderia ficar de fora dos lares brasileiros. Ainda mais quando falamos sobre um de seus elementos mais charmosos: a parede de tijolinho.
Remetendo ao estilo industrial, a parede de tijolinho tem um papel importante na decoração de casas e apartamentos. Especialmente dos mais jovens, por se tratar de um conceito urbano.
Trazendo à tona a sensação de aconchego e, ao mesmo tempo, a rotina de uma rotina cheia de vida e agitada. No que se refere à combinação, tende a se encaixar perfeitamente com diversos outros estilos. Desde o mais clássico até a modernidade minimalista do preto e branco chique.
E se você está pensando em reformar ou redecorar a sua casa, talvez uma parede de tijolinho na sala, quarto ou varanda, pode ser uma excelente opção para dar novos ares ao ambiente. De forma simples, determinada e linda!
Não se desanime! Essa não é uma tarefa difícil, na qual terá que tirar o reboco da casa ou construir uma parede nova. Continue lendo e veja como é simples criar uma parede de tijolinho para a sua casa!
Para usufruir do charme e beleza de uma parede de tijolinho, você não precisa escolher uma opção trabalhosa. Pelo contrário, existem opções bem fáceis e que você mesmo pode tentar fazer em casa.
Para o método que vamos te ensinar agora, você vai precisar: escolher o tipo de junta que deseja (cheias ou secas), limpar bem a parede e deixá-la sem umidade, medir a parede em que deseja fazer a parede de tijolinho, a quantidade necessária de plaquetas de tijolos para criar a textura, massa corrida, resina, pincel e rolo para pintura.
Provavelmente você precisará usar apenas uma metade ou pedaço da plaqueta de tijolinho nos cantos da parede.
Para cortá-la, use uma serrinha de mão, que é bem fácil de manusear.
Caso tenha escolhido a parede de tijolinho com junta seca – ou seja, quando um tijolinho fica bem grudadinho no outro – você só precisa passar a massa corrida atrás das plaquetas e ir posicionando na parede.
Agora, se tiver escolhido a junta cheia, depois de posicionar as plaquetas na parede, vai precisar usar argamassa para preencher os espaços entre os tijolinhos.
Hoje em dia é bem fácil encontrar embalagens próprias para aplicar a argamassa, então você vai precisar aplicar em voltar de cada plaqueta. Com a ajuda de um palito de sorvete faça o acabamento. Assim, quando a parede de tijolinho estiver completamente seca, aplique a resina em toda ela para protege-la.
Se ainda assim quiser um jeito mais fácil, pode optar pelo papel de parede de tijolinho. É bem mais fácil de aplicar, dá menos trabalho e, se você escolher corretamente, o efeito será muito parecido.
Além de ser fácil encontrar papel de parede de tijolinho, já é possível encontrá-lo nas mais diversas cores. A vantagem dessa opção é que, além da sua fácil aplicação, pode ser colocado em qualquer ambiente da casa, desde o quarto, a sala, até o banheiro. E, a melhor parte, pode ser rapidamente substituído por outra decoração caso enjoe.
https://youtu.be/lJVVP61pd_g?t=78
Caso você more de aluguel ou queria um jeito fácil de tirar a parede de tijolinho da sua decoração, uma dica simples e bem baratinha que você mesmo pode fazer é a usar isopor, como ensina o tutorial no vídeo acima.
Para os fãs do minimalismo, uma parede de tijolinho totalmente branca, preta ou cinza pode ser uma solução! Assim você vai manter o ambiente clean, mas com a identidade dos tijolinhos que dão aquele toque especial que faltava na decoração.
Se você optou pela forma mais fácil de transformação, com o papel de parede de tijolinho branco, saiba que ele é excelente para ambientes pequenos. Já que trazem a sensação de aconchego para o ambiente, mantendo-o bem iluminado.
Confira, abaixo, algumas inspirações de parede de tijolinho!
E aí, curtiu essas ideias de parede de tijolinho? Você tem uma em casa? Compartilha com a gente! E se ainda não tiver, mas pretende fazer, depois vem aqui contar como foi essa experiência! Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para falar com a gente também!
E se você quiser ficar por dentro de todas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Instagram.