Na hora da reforma você precisa estar atento a esses itens!

Confira essa listinha de ‘pequenos detalhes’ que vão te ajudar (e muito!) antes de começar sua reforma


28 de novembro de 2018

Planejamento é palavra de ordem para quem pretende decorar ou fazer reforma em um ambiente – mesmo que seja a casa inteira! Um item que você precisa ter sempre à mão é uma trena. Ela vai ser sua melhor amiga por um bom tempo…

Para começar, caso você não vá colocar móveis planejados, meça o tamanho dos móveis e a distância necessária entre eles para conseguir circular. Sua percepção visual pode não ser sua aliada nesse momento. É aquela velha história, é melhor prevenir do que remediar.

Imagina o quão constrangedor seria comprar um sofá e na hora da entrega acabar descobrindo que ele não passa pela porta. Ou que não cabe na sala.

1 – Móveis com diversas funções

Com certeza você já deve ter visto pela internet vídeos com móveis que se dobram e desdobram. Que servem para as mais diversas funções.

Sobre as cadeiras, especialmente da mesa de jantar, o ideal é que tenham um recuo mínimo de 60cm. Caso contrário, os bancos encostados na parede são a melhor saída.

2 – Iluminação embutida

Antes de sair por aí comprando tudo o que você acha lindo, lembre-se de medir! Para iluminação embutida, é preciso que o forro tenha – no mínimo – 12cm de altura. Caso o pé-direito permita apenas forro com menor espessura, opte pelo gesso acartonado estruturado. Geralmente eles possuem 9cm. Assim você pode usar luminárias minidicroicas.

Mas, se o pé-direito tiver menos que 2,70m de altura, esqueça essa ideia. Nesse caso, o ideal é abusar da iluminação indireta e fazer uns poucos pontos no teto. Se for apartamento, e já tiver forro, é melhor abrir um buraco e conferir a espessura dele.

3 – Cortina quer espaço!

Elas são verdadeiras salvações! Especialmente em ambientes com muita entrada de luz. Então, se a ideia é colocar cortinas, observe se tem ou de deixar espaço suficiente no forro de gesso. Esse pode ser um pequeno problema se você já tiver a cortina ou o forro, porque depende mesmo do modelo escolhido.

Por exemplo, cortinas com trilho precisam no mínimo 10cm de vão. Já as romanas pedem distância de 12cm ou mais. Já as cortinas rolô e um trilho, precisam de, no mínimo, 17 cm de espaço.

4 – Sobe o nível!

Na hora de reformar o piso, preste muita atenção ao nível! Caso contrário você pode acabar errando e ser obrigado a criar um degrau desnecessário logo na entrada. Um jeito bacana de medir a altura do nível é seguir a medida da soleira do elevador.

Ainda sobe níveis, eles podem facilitar ou dificultar a instalação das portas. Por isso, não se esqueça de medir o tamanho delas! – Lembra? A gente disse que a trena ia ser sua melhor amiga por um bom tempo! Além disso, observe bem todas as medidas das portas. Sendo que, a porta de entrada deve ser a mais larga de todas. Com, no mínimo 80cm, para permitir a entrada de móveis e compras.

5 – Toma tomada!

Tomadas à mostra e aqueles emaranhados de fios são horríveis! E nisso, quase, todo mundo concorda. Bom, a não ser que façam parte da decoração dentro de uma organização adequada ao ambiente. Caso você ainda não saiba, existe um padrão para interruptores e tomadas.

Os interruptores devem estar a 1,10m de altura do chão. Enquanto as tomadas a 30cm. Ah, e por favor, não se esqueça de alinhar tomada e interruptor!

Se você tiver muitos eletrônicos e eletrodomésticos, lembre-se de instalar diversas tomadas. Assim não fica aquele monte de T, um em cima do outro. E, claro, se as tomadas dos seus aparelhos são compatíveis com as tomadas brasileiras (aquelas de 3 pinos).

Além disso, se você morar em um edifício antigo, por exemplo, verifique as condições da fiação elétrica. E se o quadro de entrada suporta a quantidade de energia que você precisa.

6 – Medida certa para dormir bem

Tem gente que nem faz ideia, mas medir ajuda muito até na hora de dormir. A distância entre a cama e a parede, ou armário, deve ter no mínimo 70 cm. Enquanto a altura da cama deve ser entre 45 e 55cm. Lembrando que o padrão de medidas de uma cama de solteiro é: 0,90×1,90cm. De casal: 1,40×1,90cm. Já os modelos queen são: 1,60x2m e 1,90x2m, respectivamente.

Caso a sua cama não seja do tipo box [fechada], você terá um espação para aproveitar embaixo dela. Às vezes a gente nem presta atenção, e acaba achando que aquele lugar é só pra acumular sujeira. Mas não. Existem vários modelos de camas com baú integrado, por exemplo. Ou você ainda pode criar uma base de marcenaria. Ou, até mesmo, simples caixas. Assim você pode guardar documentos, bolsas, sapatos, roupas de cama…

7 – Papel de parede

São lindos e práticos! Mas é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o desenho, para não exagerar! A dica é manter o equilíbrio entre traço e cor. Dê prioridade para modelos vinílicos ou adesivados. Eles são mais resistentes a respingos de água.

Na hora de comprar, calcule a largura da parede dividida pela largura do rolo. Depois, divida o comprimento do rolo pelo comprimento da parede. Então, divida o primeiro resultado pelo segundo. Se for papel estampado calcule de 10% a 20% a mais, assim o desenho de uma tira coincidirá com o da outra. Lembrando que a emenda fica sempre na altura.

Então, gostou das nossas dicas? Visite também o nosso site e conheça todas as nossas linhas de portas e janelas. Se você quiser ficar por dentro de todas as nossas atualizações e receber tudo em primeira mão, basta preencher os campos abaixo para assinar a nossa newsletter! Ah, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook Instagram.




Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro